Quais os principais benefícios de utilizar o WhatsApp API?

1. Ter vários atendentes em um único número: sua equipe inteira pode trabalhar e atender vários clientes, simultaneamente, utilizando um mesmo número de WhatsApp.

2. Enviar mensagens em larga escala: você pode enviar mensagens para a sua base de clientes via HSM. Dessa forma, pode incluir, por exemplo, informações sobre status de pedido, lembrete de pagamento, segunda via de boletos, etc.

OBS: Os modelos HSM (High Structured Message) são mensagens ativas que obedecem a uma estrutura específica e precisam ser pré-aprovadas, pela empresa Meta/Facebook, antes de serem enviadas no WhatsApp. Cada conversa iniciada, via HSM, tem duração fixa de 24h. Dentro desse prazo, tanto a empresa, quanto o cliente, podem trocar mensagens livremente. Mas, após ultrapassar a janela de 24h, será necessário enviar um novo HSM para continuar a conversa.

:warning: Importante! A janela de 24 horas começará a contar a partir de primeira mensagem enviada, independente da origem (empresa ou cliente).

3. Reduzir os riscos de bloqueio no aplicativo: ao optar pela versão oficial do WhatsApp Business API você não corre o risco de ter o número bloqueado, nem clonado. Portanto, vale muito à pena.

4. Ter os dados protegidos: segurança na era da informação é tudo, ainda mais em tempos de LGPD. Com a API, seus contatos ficam protegidos e os dados, também. Dessa forma, você tem bem menos chances de ter problemas com vazamentos ou processos judiciais.

5. Atendimento híbrido: você pode atender seus clientes 24h por dia nos 7 dias da semana, sem interrupções, com a ajuda de um chatbot. Além disso, pode utilizar a inteligência artificial para responder às perguntas dos clientes de forma mais natural. Além disso, você tem a opção de de transferir o atendimento, automaticamente, para um humano, quando o bot não estiver conseguindo ajudar o cliente.

6. Emitir relatórios de conversas: com a versão API você consegue emitir relatórios e ter acesso ao histórico de cada contato, podendo consultar sempre que quiser.

7. Ter o selo de autenticação: só por meio da ativação oficial, você consegue obter o selo de autenticação do WhatsApp. Ele é essencial para a reputação da sua empresa, pois passa mais confiança ao cliente, uma vez que demonstra preocupação com a proteção dos dados.