Quais são as regras de limites e uso como BSP do WhatsApp?

Olá, como vai?!

O WhatsApp Business API é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje para qualquer tipo de negócio! É por meio desse serviço, fornecido pela Meta, que empresas de médio e grande porte se comunicam, em escala, com seus clientes.

Com a API, as empresas podem criar sistemas que conectam milhares de clientes com agentes humanos ou bots, o que permite comunicação programática e não programática. Além disso, é possível integrar a API a diversos sistemas de back-end, como CRM e plataformas de marketing.

Como qualquer outro serviço, existem limites que regulam o uso do WhatsApp Business API, e é essencial conhecer e estar atento a essas diretrizes. Entre os limites de uso mais importantes, estão os Limites de Volume e os Limites de Mensagem.

Limites de Volumes

O limite de volume é o número de chamadas de API que um aplicativo ou usuário pode fazer em um determinado intervalo. Todas as solicitações da API estão sujeitas à limitação de volume.

Se o limite de volume, ou os limites de CPU e de tempo total, forem excedidos, o app (ou o usuário) poderá ser limitado e as solicitações da API feitas por eles apresentarão falha.

:arrow_forward: O que são as chamadas à API?

As chamadas à API, ou solicitações, são as interações que permitem que um aplicativo solicite dados ou serviços à Meta. São por meio das solicitações que é possível consultar dados programaticamente, publicar novas histórias, gerenciar anúncios, carregar fotos e realizar uma ampla variedade de tarefas.

Todas as chamadas contam para os limites de taxa, não apenas solicitações de API individuais. Por exemplo, você pode fazer uma única solicitação de API especificando vários IDs, mas cada ID conta como uma chamada de API.

:arrow_forward: O que é o limite de CPU?

Corresponde a quantidade de tempo de CPU para a solicitação ser processada. Quando o termo total_cputime (presente no cabeçalho dos pontos de extremidade que receberem solicitações) chegar a 100, as solicitações poderão ser limitadas.

:arrow_forward: O que é o limite de tempo total?

Corresponde a quantidade de tempo necessário para a solicitação ser processada. Quando o termo total_time (presente no cabeçalho dos pontos de extremidade que receberem solicitações) chegar a 100, as solicitações poderão ser limitadas.

:warning: API de Gerenciamento do WhatsApp Business:

As solicitações feitas por um aplicativo à API do WhatsApp Business Management são inseridas na contagem do seu aplicativo.

:point_right: A contagem de chamadas de um aplicativo corresponde ao número de chamadas que ele pode fazer durante uma hora contínua.

Para a WhatsApp Business Management API, um aplicativo pode fazer até 5.000 chamadas por hora, por aplicativo, por conta ativa do WhatsApp Business (WABA). Vale lembrar que um WABA ativo é uma conta com, pelo menos, um número de telefone registrado.

Limites de volume de casos de uso de empresas (BUC)

As empresas que usam API de Nuvem, como o Code7 Omni, devem seguir os Limites de volume de casos de uso de empresas, ou BUC.

Cada conta WABA, tem um limite de volume de contagem de chamadas, e cada chamada feita pelo app é contabilizada.

Lembrando que a contagem de chamadas do aplicativo é o número de chamadas que ele pode fazer para contas comerciais da WABA, em uma janela de uma hora.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Chamadas dentro de uma hora da WABA = 1.800.000 * Total de números cadastrados na WABA

:warning: Quando esse limite é atingido o código de erro 80007 será recebido na chamada à API.

Limites de volume de plataforma

Outra categoria são os limites de volume da plataforma. Eles são monitorados no nível do usuário ou do app individual, dependendo do tipo de token utilizado na solicitação.

Tipos de Token:

  • App: As solicitações da Graph API feitas com um token de acesso de app são computadas conforme o limite de volume do app. A contagem de chamadas de um app é o número de chamadas que ele pode fazer, durante uma janela de 1 hora. O cálculo é feito da seguinte forma: Chamadas dentro de 1 hora = 200 * Número de usuários

  • Usuários: As solicitações da Graph API feitas com um token de acesso de usuário são computadas conforme a contagem de chamadas do usuário. A contagem de chamadas de um usuário é o número de chamadas que ele pode fazer durante uma janela de 1 hora. Devido a questões de privacidade, a Meta não revela os valores reais da contagem de chamadas por usuários.

Além dos limites de volume da plataforma, as contas da API de Nuvem seguem às seguintes contagens:

Limites de mensagens

Outra categoria de limite de uso são os limites de mensagem. Eles indicam o máximo de conversas que uma empresa pode iniciar, usando cada número de telefone, em um período de 24 horas consecutivas.

:warning: Uma conversa iniciada pela empresa começa quando a primeira mensagem é entregue a um cliente e termina 24 horas depois. Vale ressaltar que esses limites não se aplicam à conversas iniciadas pelo usuário.

Existem quatro níveis de limite de mensagens:

  • 1.000 conversas iniciadas pela empresa, com clientes únicos, em um período contínuo de 24 horas.
  • 10 mil conversas iniciadas pela empresa, com clientes únicos, em um período contínuo de 24 horas.
  • 100 mil conversas iniciadas pela empresa, com clientes únicos, em um período contínuo de 24 horas.
  • Um número ilimitado de conversas iniciadas pela empresa, em um período contínuo de 24 horas.

Os limites de mensagem aumentam ou diminuem automaticamente, conforme o status e a classificação de qualidade do número de telefone, além da frequência com que a empresa inicia conversas com clientes únicos.

Todos os novos números de telefone começam com o limite de mil conversas iniciadas pela empresa, para clientes únicos, em um período de 24 horas consecutivas.

Ao atingir o seu limite de mensagens, você só poderá iniciar outras conversas após o encerramento de uma, ou mais, conversas ativas.

Veja o exemplo:

:arrow_forward: Como verificar o limite?

Você pode verificar os limites de mensagem atuais acessando a aba Gerenciador do WhatsApp > Painel de visão geral > Insights:

:arrow_forward: Como os limites são reduzidos?

Toda vez que você iniciar uma conversa com um cliente único, a Meta irá verificar a classificação de qualidade do número de telefone. Se a classificação estiver baixa há sete dias, o limite de mensagens cairá um nível, imediatamente.

:arrow_forward: Como aumentar o limite?

:warning: Esse processo de mudança é o válido para empresas no Brasil, a partir de setembro de 2022.

Toda vez que você iniciar uma conversa com um cliente único, a Meta irá verificar se o limite de mensagens do número deve aumentar. Isso é feito com base nos seguintes critérios:

  • O status do seu número de telefone deve estar em “conectado”.
  • A classificação do seu número de telefone deve ser “Média” ou “Alta”.
  • Verificação se, nos últimos sete dias, você iniciou X ou mais conversas com clientes únicos. Sendo X, o limite de mensagens atual dividido por dois.

Caso você atenda a esses critérios, o limite de mensagens subirá um nível em até 24 horas.

Exemplos

O limite de mensagens aumentou de mil para 10 mil em dois dias:

*Se a 500ª conversa for iniciada às 15h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 15h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

O limite de mensagens aumentou de mil para 10 mil em quatro dias:

Se a 500ª conversa for iniciada às 19h (por exemplo), o limite de mensagens aumentará às 19h do dia seguinte (ou seja, 24 horas depois).

:white_check_mark: Classificação de qualidade

A classificação de qualidade se baseia na maneira como os destinatários receberam as mensagens nos últimos sete dias, com pesos correspondentes às datas.

A classificação é determinada por uma combinação de sinais de qualidade nas conversas entre empresas e usuários. Alguns exemplos são sinais de feedback do usuário, como bloqueios, denúncias e os motivos que os usuários apresentam ao bloquear um número.

O status do número de telefone, a classificação de qualidade e os limites de mensagem da sua conta comercial do WhatsApp estão listados na aba “Números de telefone” no Gerenciador do WhatsApp.

Para mais informações, consulte Sobre a classificação de qualidade das mensagens de contas do WhatsApp Business.

:arrow_forward: Boas práticas para manter a classificação de qualidade alta

  • Garanta que as mensagens estão de acordo com a Política do WhatsApp Business e a Política Comercial do WhatsApp.
  • Envie mensagens apenas para usuários que aceitaram receber mensagens da sua empresa.
  • Crie mensagens altamente personalizadas e úteis para os usuários. Evite enviar mensagens que sejam muito vagas.
  • Evite enviar muitas mensagens, por dia, aos clientes. Ao elaborar mensagens informativas, mantenha o foco no conteúdo e na concisão.

Aproveite a nossa comunidade para tirar todas as suas dúvidas!

-Iza da Code7 :woman_astronaut:

2 curtidas